Exame para o ingresso no ensino superior público e privado

O ENEM é o principal exame para o ingresso no ensino superior público e privado, tendo milhares de alunos como participantes e gerando uma mobilização nacional, levando em conta a ampla concorrência para o ingresso na faculdade. O exame acontece uma única vez por ano, sendo o resultado divulgado no ano posterior.

A prova é composta de quatro matérias específicas, acrescidas ainda de uma redação ENEM, isso dividido em um final de semana, ou seja, dois dias de provas, em que o aluno responde 180 questões e ainda faz sua dissertação conforme tema estabelecido pelo exame.

No ano de 2014 o exame foi um sucesso total, tornando-se ainda mais claro em suas questões de segurança e normas gerais, possibilitando uma maior integração com a divulgação sendo ampliada para todas as regiões do Brasil e com mais municípios aplicando a prova. Para seguir ainda melhorando, o Ministério da Educação abriu agora uma segunda consulta popular, composta de três perguntas para saber o que o povo brasileiro pensa sobre as provas. As perguntas são:

Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do Enem (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias)?

Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova?

Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?

A intenção do ministro Cid Gomes é cada vez tornar o exame mais integrado com o meio online, ou seja, a questão dos questionários preparatórios com banco de dados contendo perguntas relacionadas devem ser aumentados e até mesmo um exame com aplicação online poderá ser tomado como padrão em pouco tempo, porém para que este processo siga avançando de forma a manter a população de acordo com as diretrizes, o Ministério preferiu seguir com as consultas populares.

Saiba ainda como realizar a inscrição ENEM 2019.

Mesmo sendo o maior exame e tendo uma grande aceitação, o ENEM também é alvo de muitas críticas, isso em virtude do descontentamento de alguns participantes com questões relacionadas a perguntas de duplo sentido, perguntas com caráter ideológico e correções duvidosas no caso das redações.

Dentre as maiores sugestões pedidos estão o requerimento de uma correção mais ampla das redações, com até mesmo a devolução da prova corrigida, para que o aluno possa estar vendo os principais erros em sua redação e ainda consiga, em caso de dúvida, solicitar uma recorreção, algo que já é pedido a muito tempo. A logística da prova é gigantesca, sendo iniciada logo no período de inscrição, em que não são abertas exceções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *